Você já conhece estes modelos de Notas Fiscais?

modelos notas fiscais

No artigo desta semana, vamos tentar simplificar o complexo sistema fiscal brasileiro, mostrando alguns tipos de Notas Fiscais que você pode emitir, sempre lembrando que existem profissionais que se dedicam a estudar a estrutura fiscal e tornar ela acessível para as empresas, os contadores.

É sempre bom aprender mais sobre notas fiscais para evitar erros, retrabalhos e desperdício de recursos. Vamos neste artigo entender mais sobre os tipos de notas fiscais  existentes no Brasil.

A nota fiscal é um grande facilitador para o governo e as empresas, facilitando a fiscalização de irregularidades fiscais e reduzindo a sonegação. Além de diminuir gastos com papel, armazenamento e impressão.

Nota Fiscal de Venda de Produto

É a nota mais conhecida, ela é responsável pelas operações de venda de produtos das empresas.  Para a emissão da nota fiscal eletrônica de venda de produto, há a necessidade de dados completos de emitente, destinatário e produtos.

Ao emitir uma NF-e (Nota fiscal eletrônica) haverá a geração do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). O DANFE é a representação gráfica da NF-e que deve ser enviada/entregue ao cliente.

[Mais informações de como emitir uma NF-e]
[Mias informações de como enviar uma NF-e por e-mail ou imprimir]

Nota Fiscal de Serviço

A NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) é destinada a operações de serviço exclusivamente. Diferente da NF-e a NFS-e é transmitida para a Prefeitura Municipal.

Uma empresa que presta manutenção de computadores usa a NFS-e para consertos e suporte técnico e utiliza a NF-e para produtos como peças e acessórios. A Nota de Serviço tem pequenas diferenças entre municípios.

[Mais informações de como emitir uma NFS-e]

NF-e de Devolução

A Nota Fiscal de Devolução tem o objetivo de anular as operações de compra e venda. A Nota de devolução pode ser feita para devolver uma compra quando um item chega com defeito de fabricação, por exemplo, mas também pode ser utilizada para devolução de uma venda, quando o destinatário não aceitar o produto enviado.

[Veja mais informações de como emitir uma Nota de Devolução]

NF-e Complementar

A Notal Fiscal Complementar pode ser emitida para acrescentar dados e valores que não foram incluídos na NF-e original. A nota complementar obedece algumas regres da legislação vigente.

[Veja mais informações de como emitir uma Nota Complementar]

 

Gestão das notas fiscais eletrônicas

Um empreendedor de micro ou pequena empresa, muitas vezes precisa fazer o controle fiscal, adotando um sistema de gerenciamento de notas completo, este processo pode ficar bem mais fácil e simples.

Além das vantagens na hora de emitir documentos eletrônicos como a integração financeira, estoque e relatórios ainda ganha-se tempo para a empresa. Sempre lembrando que a ajuda de um contador especializado facilita ainda mais este processo.

Quer receber mais dicas como essa? Cadastre-se em nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *