Como lidar com clientes inadimplentes

inadimplência

Uma empresa não existe sem clientes. Se existe não vai durar muito tempo sem conquistar ou manter seus clientes. Mas e se o cliente tão esperado se torna inadimplente?

Com a atual situação econômica, muitas empresas passam dificuldades, então é preciso entender o que está acontecendo e tentar ao máximo preservar as relações fazendo uma análise e cobrança estratégica.

Cabe a você o gestor da empresa ter consciência e tomar atitudes para estes casos. Seguem algumas dicas para te ajudar:

Prevenir a inadimplência do cliente

Para prevenir a inadimplência algumas providências básicas devem ser tomadas: mantenha cadastros adequados e atualizados, faça análise de crédito eficiente e consultas em serviços de análise de crédito, mantenha seus clientes sempre avisados de pendências, premie os bons pagadores, deixe claro as consequências da inadimplência.

Planeje como agir

Monte um plano de ação para casos de inadimplência:

  • Uma estratégia de avisos para evitar ou alertar sobre uma pendência, com e-mails, telefonemas e até visitas.
  • Levar em consideração o motivo da inadimplência, para aceitar uma negociação ou se manter firme.
  • Quais formas de negociação, mais tempo, amortização de juros, descontos etc.

Negociando a inadimplência 

Com base na sua análise de perfil, planejamento e situação do mercado, negocie. Lembrando sempre de manter uma boa relação com seu cliente, sem perder dinheiro. A negociação pode ser decisiva para fortalecer os laços e parcerias ou se perderá para sempre um cliente. Cabe a você decidir!

Nosso sistema pode te ajudar a manter uma gestão de inadimplência sustentável, com cadastros de clientes completos, controle de contas a receber e relatórios apurados.

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